quinta-feira, 29 de maio de 2014

Acolher bem

Vocês sabem o significado da palavra acolher?

Pois bem, o significado dessa palavra  pequena  quer dizer muita coisa, acolher é receber alguém bem, é hospedar, é abraçar, é estar totalmente aberto aquela pessoa que você está recebendo, é dizer um bom dia, uma boa tarde, uma boa noite com um sorriso no rosto, independente se seu dia não está bem, pois quando você acolhe uma pessoa, deve deixar seus problemas de lado e simplesmente acolher, abraçar o seu irmão, ou irmã. 

Com certeza esse gesto de acolhimento, de apertar as mãos, de desejar seja bem vindo, lhe fará muito bem. Às vezes as pessoas voltam em um lugar porque foram bem acolhidas, foram bem recebidas, e muitas vezes, há pessoas que chega que não estão bem, e o simples fato de você dizer a essa pessoa, "seja bem vinda, a PAZ DE JESUS ESTEJA CONTIGO", a faz se sentir melhor.

A acolhida é muito importante, dentro e fora da Comunidade. Em termos de pastoral se fala muito no assunto em nossos dias. Vemos pessoas à porta das igrejas, com algum sinal distintivo, distribuindo folhetos da liturgia da missa e folhas de canto e dando boas vindas aos que chegam. 
Há todo um cuidado na acolhida de pessoas que vivem, no seio da Igreja.Temos que  agir com delicadeza de amor. O amor sempre se faz na verdade. 

Mas não podemos nos esquecer que a acolhida não  é só ali na porta da Igreja, é ir mais além, em todas a pastorais, trabalhar na Acolhida não é só entregar folhetos, e sim acolher de uma forma verdadeira, sem falsidade a pessoa que chega.
A acolhida antes de ser uma tarefa é uma atitude que brota do coração. Uma atitude básica de acolhida e de escuta.Uma atitude que vai sendo cultivada a cada dia, é um testemunho cristão num mundo que vive o isolamento e individualismo. Somos chamados a sermos pessoas de Acolhida nas condições normais da nossa vida, a partir daquilo que somos e daquilo que fazemos.

São muitas as passagens do Evangelho que revelam o jeito de Jesus acolhedor. Para Jesus acolher é ir ao encontro, aproximar-se, buscar, convidar, caminhar junto… Portanto, os critérios para a acolhida fundamentam-se na Palavra de Deus, nas orientações da Igreja e nas necessidades da comunidade local. Na Bíblia encontramos Deus que acolhe o seu povo; Deus que vê e ouve e se manifesta através de pessoas seus profetas.

  A atitude da acolhida sempre esteve presente nos ensinamentos de Jesus e nas primeiras comunidades. A melhor maneira de descobrirmos isso é o contato com os textos bíblicos. A palavra de Deus ilumina nossos passos e a palavra da Igreja também orienta, com abertura e sensibilidade seguindo o princípio da liberdade cristã. Essa atitude está alicerçada no respeito e realiza-se mediante o diálogo aberto, que valoriza a experiência do outro e o ajuda na sua busca, sem julgar, sem condenar, nem impor.

Esse ano o tema da nossa Assembléia Paroquial foi a acolhida, ai eu me pergunto aqui, será que estamos vivendo bem essa acolhida?                            
 Eu me coloco nesse meio também, essa pergunta bate na minha porta, será que estou acolhendo bem?       
 Falar de acolhimento não é uma coisa fácil, quando falamos vamos adiante, fazer algo diferente, infelizmente são poucos os que abraçam essa ideia.

Por isso amados vamos pensar, de que maneira estou vivendo essa acolhida.

“Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom 15,7)

4 comentários:

  1. Muito Bem Wania...e pra fechar uma frase: Acolher bem é também evangelizar!! Grande abraço, amei o texto...Parabéns

    ResponderExcluir
  2. A Paz de Cristo e o Amor de Maria
    Parabéns pelo blog.
    Luiz - Comunidade NSrª Fátima - Paróquia Mãe do Redentor - Suzano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luiz, pela visita, seja sempre bem vindo ao meu cantinho.
      A paz de Jesus e o amor de Maria
      Wânia

      Excluir

Fico muito feliz pelo seu comentário.
A paz de Jesus e o amor de Maria.
Wânia