terça-feira, 12 de agosto de 2014

Como vai a formação na catequese?



DA 276- A vocação e o compromisso de ser hoje discípulos e missionário de Jesus Cristo requer clara e decidida opção pela formação dos membros de nossas comunidades” 

Após ler essa frase, eu como catequista me questiono, será que eu tenho uma formação adequada para dar uma catequese de IVC. Pois a catequese IVC é o começo de tudo, é ali que os catequizandos irão aprender e levar as coisas boas para o resto da vida. 

Ai vem a pergunta? ... De que modo eu estou preparando os meus encontros? Eu tenho tirado um tempo para ler um livro, ou buscar alguma formação que possa ajudar a dar uma catequese diferente, ou eu estou acomodada, parei no tempo, e penso que catequista não precisa de formação, é só chegar abrir a Bíblia, o livro e dar o encontro.....

Nãoooo.....minha gente catequese não funciona dessa maneira, a catequese precisa mudar em muita coisa, começando por você catequista. Como que eu quero cobrar algo se eu não estou vivendo isso. Vamos acordar..., ir atrás de formação e informação, assim como os professores precisam estar informados e formados para dar as suas aulas, assim somos nós catequistas, vamos cobrar mais isso da nossa comunidade, mas lembrando que ao cobrar, temos que ter a participação. 

Essas são algumas questões que ecoam dentro do meu coração, é muito triste ser uma catequista com vontade, ter algumas ideias e chegar até um coordenador(a) , ou um Padre e ouvir um belo não como resposta, ou até mesmo, não isso não vai dar certo, deixa para próxima.

Catequistas, onde está a sede de aprender coisas novas? de fazer coisas diferentes?  A internet é uma ferramenta que eu tenho usado muito ultimamente, pois na minha comunidade estamos mais parados que "água de poço", é uma triste realidade, mas é a verdade. A catequese anda e caminha através de uma coordenação, se eu como coordenador(a)  não der o primeiro passo meus catequistas ficarão desmotivados.

Pois uma coisa é certa, sempre teremos catequistas que não vão se importar em querer fazer algo diferente, mas nunca é velho demais para aprender, e querer uma formação melhor para nos ajudar.

Se uma catequese de IVC for passada corretamente teremos futuros e brilhantes discípulos de Jesus, pois a catequese começa lá do berço, em casa, e os pais são os primeiros catequistas a lançar a semente. 

Por isso catequistas diante da frase do DA, Como que está a formação ai na sua comunidade ou Paróquia?

Deixo aqui o meu desabafo como catequista.

Wânia
 

Um comentário:

  1. Parabens Wania, precisamos de pessoas abençoadas para querer ensinar e passar adiante todas as coisas boas que Cristo deixou para nos... e realmente nos nao vemos isso parece q as pessoas nao estao preparadas! Eu msm nao aprendi nada na minha catequese simplesmente a catequista abria o livrinho e a gente estudava como se fosse numa sala de aula e fala serio era como matematica nao entendia nada.... por isso sua responsabilidade e muito grande msm pois sao os primeiros passos q vc esta ensinando pra essas crianças na fe!!! Parabens amiga Deus te abençoe bjo

    ResponderExcluir

Fico muito feliz pelo seu comentário.
A paz de Jesus e o amor de Maria.
Wânia